A Arte de Deixar Ir: Abraçando o Novo em Cristo

Estamos bem adentrados no novo ano, e o tempo, astutamente, já nos trouxe muitas novidades. O recesso de inverno chegou ao fim, o trabalho foi retomado, novos empregos e projetos foram iniciados, e as resoluções de ano novo estão a todo vapor. Janeiro é um mês simbólico, representando novos começos em meio ao inverno, e embora o ano novo nunca deixe de inspirar mudanças, pode ser difícil deixar ir o passado e o que aconteceu no ano anterior para seguir em frente e vislumbrar um futuro mais promissor. A sabedoria de Isaías 43:18-19 vem à mente: "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem? No deserto farei um caminho e riachos no ermo." [1] Essas palavras oportunas das escrituras nos convidam a dizer adeus ao que passou para que possamos acolher o que Ele está fazendo em nossas vidas agora. É um convite para liberar o impulso de nos agarrarmos e, em vez disso, nos permitirmos deixar ir as coisas que não podemos mais segurar.

Lições do Passado, Olhar para o Futuro

Fixar nossos olhos no futuro não significa que deixamos para trás as lições e os aprendizados do passado. Pelo contrário, isso nos permite nos apoiar no crescimento gerado por essas lições à medida que novas oportunidades surgem. Às vezes, parece mais fácil engarrafar as coisas "difíceis" que nos fazem sentir fracos e apresentar ao mundo apenas os lados mais fortes e estáveis de nós mesmos. Em vez disso, devemos ser mais compassivos ao nos permitir processar o que precisa ser liberado para que possamos curar. E, ao fazer isso, podemos abrir espaço para novas experiências e capítulos da vida começarem. A renovação espiritual é um processo contínuo que nos permite transformar as experiências passadas em degraus para o crescimento.

Renovação em Cristo: Uma Nova Criação

Uma vida de fé é uma de constante renovação. A Bíblia nos lembra repetidamente de nossa natureza restaurada, e 2 Coríntios 5:17 afirma: "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" [2] Essa noção de novidade é uma presença ativa e abrangente, um convite diário para nos tornarmos um eu reinventado. É algo que devemos esperar ver em nós mesmos e nos outros. Jesus nos exorta a olhar para a "coisa nova" que Ele está fazendo, em vez de ruminar sobre o que foi, para que não percamos o que Deus está nos mostrando no "aqui e agora". Às vezes, ficamos tão presos em tentar entender o que ficou para trás que esquecemos de olhar para frente com expectativa para o que está por vir. Deixar ir o passado é uma escolha. E quando o fazemos, um belo avanço se revela. É como se criássemos asas, preparados para voar sem o peso de nosso mundo interior, pesado demais para carregar, prontos para abraçar o que nos espera. Nesse estado, podemos começar a olhar para frente com firmeza e uma espécie de liberdade, como os pássaros do céu, prontos para ir a novos lugares onde Deus nos guia. Esta é a essência dos novos começos em Cristo e da verdadeira renovação espiritual.

Entregando os Fardos e Abraçando a Liberdade

Seja o que for que nos esteja prendendo do ano passado, que nos permitamos depô-lo aos pés de Jesus. Podemos ter a certeza de que, ao correr este risco, não perderemos nada de que precisamos para nos tornarmos quem fomos feitos para ser. Com um novo ano em mãos, é hora de darmos um passo para uma nova página, uma que diga olá a novos começos que impulsionam um renascimento dentro e ao longo de nossas vidas em constante mudança. O que está à nossa frente é mais emocionante do que podemos pedir ou imaginar. Que possamos deixar ir o passado e ser livres. Amém.

Referências:

[1] Isaías 43:18-19 (NVI) [2] 2 Coríntios 5:17 (NVI)

 
 
Pronto para abraçar seus novos começos em Cristo? Compartilhe este post com alguém que precisa de encorajamento para deixar o passado para trás e iniciar uma jornada de renovação espiritual. Deixe seu comentário abaixo e nos conte como você tem experimentado a liberdade de deixar ir o passado!